terça-feira, 15 de julho de 2008

Vitamina C



Saiba em quais alimentos ela pode ser encontrada para prevenir algumas doenças

É só o frio se aproximar que milhares de brasileiros começam a sofrer com gripes e resfriados constantes, daqueles que parecem nunca ir embora. Só que, poucos sabem, que ao invés de entupir o organismo com remédios depois que ele já está debilitado, é necessário trabalhar na prevenção de algumas doenças com a alimentação adequada, que traga as vitaminas necessárias para cada caso específico.

Aí entra em cena a vitamina C, que ajuda o organismo a responder à infecção e ao estresse, além de auxiliar na utilização eficiente de ferro. De quebra, ela oferece proteção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento. A ausência desta vitamina tão importante para nosso organismo é sinalizada por alguns sinais, como alteração de humor, tristeza, irritabilidade, hiperatividade, diminuição de interesse, fraqueza muscular, fadiga e mialgia. De acordo com a nutricionista Gisele Dalpino, especialista em alimentação funcional, estes não são os únicos sintomas aparentes para quem tem deficiencia de vitamina C no organismo "cabelos secos e quebradiços,falta de apetite,sangramento da gengiva gengiva inflamada e dolorida,pele seca,acne,diminuição cicatrização,manchas roxas, dificuldade de visão noturna e dores nas articulações também podem ser encontrados em quem não supre essa carência", relata.



Estudos comprovam o papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde há muito tempo, mas foi só em 1991 que a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução da expressão para o português é Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos.

Presente em frutas e hortaliças, a vitamina C é reponsável pela estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções, aumento da absorção de ferro, auxilia no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes, atua como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres.

Veja os alimentos que contém essa vitamina

Morangos
Mamão
Kiwi
Laranja
Suco de laranja
Manga
Grapefruit
Suco de Grapefruit
Pimentão vermelho ou verde Cru Cozido
Brócolis
Couve
Couve-de-bruxelas
Ervilhas Frescas Congeladas
Batata
Goiaba
Caju
Manga
Maracujá
Hortaliças cruas em geral
Tomate

Sem comentários: