quinta-feira, 17 de julho de 2008

Sogra

Inimiga ou aliada? As dificuldades de relacionamento com a mãe dele

Sogra: alguns ficam arrepiados só de ouvir esta palavra. Piadas, filmes, frases e músicas são feitas em homenagem daquela que muitos consideram a encarnação da bruxa má na vida real. Mas afinal, será que toda sogra é realmente uma pedra no sapato de um relacionamento saudável? Conta uma amiga: “Quando comecei a namorar o Luís, a minha sogra era inofensiva. Só que depois ela começou a ‘disputar’ a atenção dele comigo, fazer chantagens emocionais, deixando-o culpado toda vez que ele deixava de ir na casa dela para fazer um programa comigo. No início eu dizia que era bom que ele desse mais atenção à ela, mas depois comecei a perceber que ela fazia coisas propositais pra prejudicar nossa relação. Inventava festinhas de família quando ele dizia que íamos viajar, e depois dizia que tinha se confundido com as datas", conta. A coisa não parou por aí: "Até que um dia ela cismou com meu trabalho. Disse pra ele que eu não era confiável, porque era advogada e sabia mentir bem. Desse dia em diante, resolvi não tentar mais agradá-la, porque nada do que eu fizesse ia adiantar. Estamos juntos há quase 4 anos e nada mudou”, conta a advogada S. S, que prefere não se identificar.



Segundo estudos da Universidade de Cambridge na Inglaterra, 60% das crises familiares ocorrem entre sogras e noras, portanto, casos como este são mais comuns do que se imagina e até o cinema já mostrou ‘do que as sogras são capazes’. Na comédia romântica “Até que A Sogra Nos Separe” depois de anos procurando o príncipe encantado, Charlie finalmente encontra o homem dos seus sonhos, mas acaba descobrindo que a mãe dele, Viola, é a mulher dos seus pesadelos. Temendo perder o filho, ela aterroriza a vida da nora e vasculha todo o passado da pretendente de seu filho.
Se você acha que isso só acontece na ficção, é porque nunca cruzou com uma sogra como a da analista de sistemas Diana Alencar “Quando me casei com o filho dela começou o problema. Trabalhávamos o dia inteiro, e ela pediu a chave do nosso apartamento para ‘ajudar a gente’ com a casa. Primeiro eu chegava e estava tudo arrumadinho, o jantar pronto.. achei ótimo. Mas aí, ela começou a interferir na decoração que eu tinha feito na sala, depois a dar palpite nas minhas roupas. Até que um dia ela me recepcionou com uma cara brava, dizendo que eu era uma pervertida, que usava umas calcinhas muito pequenas. Ela tinha mexido na minha gaveta de calcinhas!”, conta Diana. E a história não parou por aí. Depois que Diana proibiu a sogra de entrar em sua casa quando o casal não estivesse, ela impediu o filho de levá-la em sua casa. “Aí a guerra estava armada. Hoje não nos falamos, e o que é pior: não consigo engravidar e ela fica dizendo pro meu marido que nem um neto eu consigo dar pra ela...”, relata.



Segundo o livro “Nora e Sogra - O Desafio do Relacionamento , de Eden Unger Bowditch e Aviva Samet, uma sogra que pega no pé é caracterizada por contrariar e criticar a nora por tudo, e muitas vezes, na frente do filho. Na lista das peripécias das ‘sogras indesejadas’, também está aparecer sem ser convidada, ter as chaves da casa do filho e dar palpite em uma discussão do casal. Mas o ranking dos piores defeitos da sogra que implica é perguntar ao filho se ele tem saudades da comidinha da mãe, elogiar a ex em frente à nora e dar palpites na educação dos netos.

Para a dona de casa Ana Rosa, que já é sogra, ‘é impossível não implicar com a namorada ou esposa do filho’. “Fazemos o melhor por eles a vida inteira. É natural que quando chega uma mulher e ele fica cego de amor, ficamos enciumadas e procuramos alertá-los para que abram os olhos”, confessa. E ela ainda adianta que as sogras podem enxergar coisas na pretendente do filho, que eles não conseguem ver “A ex namorada do meu filho era uma típica garota mimada, que queria que ele fizesse tudo pra ela. Óbvio que percebi isso no começo e já avisei. Mas ele insistiu no namoro. Resultado: quando terminou, veio me dar razão!”, conta, orgulhosa.

De fato, existem algumas regrinhas da política da boa vizinhança que servem para os dois lados, e podem ser aplicadas para tentar amenizar as crises. Vale se empenhar e transformar a sua inimiga em uma grande aliada.

Especialistas dizem que deve-se manter o bom senso. Um distanciamento agradável, e não relatar á ela todas as suas crises, nem falar mal de seu filho. Procurar agradá-la, mas mostrando a sua personalidade, sem parecer falsa. Também é importante que ela sinta que você não vai roubar o filho dela, por isso, endosse certos comentários e conselhos, e concorde com ela na frente do seu amado, para não criar clima ou confusão.
Agora, se ela implicar gratuitamente, não adianta tentar agradá-la. O jeito é provar, com atitudes, que você merece e vai cuidar bem do rebento dela.



Frases de caminhão sobre as sogras

Feliz foi Adão, que não teve sogra, nem caminhão.
Não mando minha sogra para o inferno porque fico com pena do Diabo.
Quando sogra for dinheiro, pobre só casa com órfã.
Sogra por sogra, boa mesmo é a da minha mulher.
Duas coisas matam de repente: vento pelas costas e sogra pela frente
Pior do que coice de burro só praga de sogra.
Corro, porque minha sogra vem aí.
Sogra é a segunda mãe, depois que morre.
Morar com sogra é fazer vestibular para o céu.
Se sogra fosse coisa boa, Cristo não teria morrido solteiro.
Sogra e madastra, só o nome basta.

Sem comentários: