quarta-feira, 23 de julho de 2008

Medicinas alternativas



Já pensou em desintoxicar o seu organismo?

Terapia Antioxidante. Quem ouve este nome, mal consegue imaginar o que vem por aí, mas a coisa é tão simples quanto natural e visa desintoxicar o organismo para buscar a cura do indivíduo, ou alívio do sofrimento dos pacientes.

A medicina alternativa conquista um número cada vez maior de adepetos porque é capaz de tratar pessoas nos mais diferentes aspectos. Ela age tanto no campo energético, quanto físico, mental e emocional. E isso é o que todo mundo quer, já que, de nada adianta um corpo saudável, se a mente está contaminada com pensamentos conturbados.
Segundo o Dr Fábio Miranda Pisani, especialista em acupuntura, fitoterapia e terapia antioxidante, este tipo de terapia promove a desintoxicação do organismo de metais pesados e microorganismos nocivos, além de melhorar o funcionamento dos diversos órgãos através da fitoterapia. Para uma terapia completa, ele diz que é necessário corrigir a alimentação de acordo com cada biotipo e repor nutrientes, além de reduzir o stress do paciente. “Na terapia ainda são tratados processos inflamatórios crônicos ocultos e assintomáticos que são a base para muitas doenças crônicas”, relata Pisani, que inclui entre os benefícios da terapia antioxidante, corrigir a síndrome metabólica, que é uma combinação da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.



Há quem diga que satisfazer as próprias vontades com pastéis gordurosos, torresmo e doces repletos de açúcar e gorduras, seja algo que torna uma pessoa feliz. No entanto, o terapeuta adverte que um dos fatores que mais ocasiona doenças nos dias atuais é a má alimentação. “Mas não podemos nos esquecer do stress, da poluição, do fumo, do uso excessivo de medicamentos, do sedentarismo, do caos eletromagnético a que estamos cada vez mais expostos”, conclui Pisani, que explica como nosso corpo sofre com os excessos que cometemos. “O fígado juntamente com os rins são os grandes filtros do nosso corpo. Mas penso que o fígado sofre muito mais, porque praticamente tudo que comemos ou bebemos passa pelo fígado, alimentos, bebidas e medicamentos. Como praticamente tudo que ingerimos, passa por algum processamento ou refinamento, nós estamos constantemente sobrecarregando nosso fígado”. E para quem não sabe, segundo a acupuntura, é este o órgão que “filtra” as emoções. “Por isso que as mulheres quase sempre tem o fígado desarmonizado”, esclarece.

Quem já está se culpando pelos excesso de final de semana, vá com calma. O profissional alerta que, aqueles que saem da dieta nos almoços de domingo não estão condenados “não seja “chiita” da alimentação correta. Assim como bebemos socialmente, também podemos comer socialmente, porque de uma forma ou de outra a alimentação nos une.

O que não pode acontecer é tentar emagrecer reduzindo drasticamente as calorias ingeridas “ Sempre que ocorrer uma redução na oferta calórica, após algum tempo, quando a pessoa já emagreceu alguns kilos, o corpo entra em modo de economia de energia e passamos a gastar menos energia, mesmo comendo pouco. Todos conhecemos pessoas, principalmente mulheres, que comem relativamente pouco e não conseguem emagrecer, agora sabemos porque. Hoje sabemos que para se conseguir um emagrecimento consistente e duradouro temos de associar uma alimentação adequada ao biotipo, com uma redução calórica moderada entre 10% e 20% do gasto calórico total, associada à atividade física aeróbica (para queimar a gordura excedente) e anaeróbica (para aumentar tecido muscular e conseqüentemente o nosso gasto calórico basal)”, ensina Fábio, que conclui. “Em resumo aquele velho chavão de para emagrecer precisa fechar a boca, parece que esta começando a perder sua validade”.

Sem comentários: