segunda-feira, 7 de julho de 2008

A hora e a vez da Vitamina C


Que a vitamina C pode prevenir a gripe você já sabia, mas e que ela pode prevenir o envelhecimento da pele? Pois é, algum cientista muito curioso descobriu que as propriedades desta vitamina podem produzir um efeito protetor e cosmético.

De acordo com a Dra. Denise Steiner, chefe do departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), se na concentração adequada, a vitamina C em cremes e géis "... tem um papel múltiplo, promovendo: o controle da oxidação (anti radical livre), o estímulo da formação das fibras colagenosas e a proteção em relação a radiação ultra violeta."

E tem mais: ela é indicada para todos os tipos de pele e todas as idades, podendo ainda ser uma substituta dos ácidos no verão, pois ela não mancha!! Vamos recapitular, a vitamina C nos cosméticos:

- Protege a pele do sol, prevenindo o fotoenvelhecimento (manchas, rugas, desidratação) e pode ser uma das coadjuvantes no seu tratamento;

- Não provoca irritação ou avermelhamento como ácidos, além de poder ser usada durante o dia;

- Pode também estimular a produção de colágeno, diminuindo rugas finas e flacidez leve;

- Quando em quantidades adequadas pode clarear manchas leves.

Mas, nem tudo é perfeito: a duração de seu princípio ativo é curta. A concentração ideal para conseguir estes efeitos estaria ao redor de 5% - 10% e a vitamina C é bastante instável - "Existem produtos prontos e manipulados. O importante são as pesquisas e ensaios clínicos comprovando a estabilização e concentração do princípio ativo. O melhor "ativo" neste caso é o próprio ácido ascórbico (a vitamina C propriamente dita), sendo que o pH tem que permanecer baixo, para evitar mudanças na característica da vitamina", diz a Dra. Denise.

A Dra. Denise acredita que o uso tópico da vitamina C é muito interessante, pois devido a características básicas em relação a oxidação ela é importante para a pele, apresentando potencial alto de ação no tratamento do envelhecimento.

Mas não se esqueça de verificar a data de validade do produto com atenção, enquanto os industrializados têm uma maior durabilidade, os manipulados duram geralmente 45 dias.

Sem comentários: