sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dieta moderna



O título acima pode causar interesse nas pessoas que buscam alcançar o peso ideal de maneira moderna, ou seja, com a praticidade necessária para acompanhar a rotina atribulada do dia-a-dia. Mas, será que existe mesmo uma dieta ou um meio de seguir um plano de emagrecimento que seja menos complicado, sem privações, e proporcione resultados satisfatórios e saudáveis? Sim, isto é possível!


Para eliminar , com saúde, só existe um caminho; a prática de exercícios físicos aliada a uma alimentação equilibrada, tanto na quantidade, como na qualidade e muita força de vontade. Para muitos, isso não é novidade. Sabe-se que essa é a melhor maneira, mas cumprir tal proposta é o desafio, e isso faz com que muitos desistam no meio do caminho. Alguns até conseguem conquistar o peso desejado, mas pecam na manutenção.

Internet, revistas, celulares e até vídeo games oferecem suporte e serviços para quem busca reduzir o peso. Deve-se sempre ficar



atento ao que cada um desses meios propõem e ver o que realmente podem contribuir para que se conquiste o peso que deseja, sem prejudicar a saúde.

A procura por um nutricionista de forma presencial é, indiscutivelmente, muito importante. Desta forma é possível ter uma avaliação e orientação nutricional individualizada. Porém, dentro do que é permitido, esses meios de comunicação ou recursos tecnológicos, podem sim ajudar pessoas nessa batalha a favor de melhores hábitos alimentares e conquista de um peso saudável.

“Esse tipo de serviço, destinado a apoiar as pessoas ao emagrecimento pela internet, se mostra cada vez mais essencial. Avançamos para um mundo cada vez mais tecnológico. E toda esta tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, aproxima, auxilia e motiva as pessoas! ”

Dois estudos recentes publicados abordam exatamente este assunto. O primeiro estudo avaliou a eficácia do programa de internet no controle de peso e o segundo estudo fez uma comparação de pessoas que utilizaram a internet com aquelas que seguiram somente o controle clínico tradicional.


O primeiro estudo¹, publicado na revista Journal of Occupational and Environmetal Medicine constatou que entre os 7743 indivíduos assinantes de sites de dieta, 20% reduziram o consumo de “junk food” (alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes) e 12% passaram a comer alimentos saudáveis, como frutas, por exemplo, e houve redução de peso.

No segundo estudo², publicado na American Journal of Preventive Medicine, verificou-se que o grupo que utilizou a internet, eliminou mais peso e reduziu mais medidas na circunferência de cintura e quantidade de gordura corporal, do que o outro grupo avaliado.

Futuramente, mais pesquisas devem ser publicadas neste sentido. Embora nada substitua o acompanhamento pessoal com o nutricionista, os serviços de internet podem agregar de forma prática o que foi orientado pelo profissional e, dessa forma, auxiliar as pessoas que buscam um corpo saudável.

A motivação é o que mais gera resultados de sucesso.

Este tipo de serviço, destinado à apoiar as pessoas para o emagrecimento pela internet, se mostra cada vez mais essencial. Avançamos para um mundo cada vez mais tecnológico e toda esta tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, aproxima, auxilia e motiva as pessoas! Utilizar-se deste recurso é garantir uma rotina mais simplificada. A dieta moderna é fruto de nossa própria vida moderna. Aproveite!

Referências:

1. Effectiveness of Employee Internet-Based Weight Management Program.Journal of Occupational & Environmental Medicine. 50(2):163-171, February 2008.
Petersen, Ruth MD, MPH; Sill, Stewart MS; Lu, Chifung MS; Young, Joyce MD, MPH; Edington, Dee W. PhD

2. Weight Management Using the Internet: A Randomized Controlled Trial. American Journal of Preventive Medicine. February 2008 (Vol. 34, Issue 2, Pages 119-126).
Christine M. Hunter, Alan L. Peterson, Lisa M. Alvarez, Walker C. Poston, Antoinette R. Brundige, C. Keith Haddock, David L. Van Brunt, John P. Foreyt

Sem comentários: