quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cebola



Conheça as propriedades homeopáticas deste ingrediente

Ela reduz o colesterol e a capacidade de coagulação do sangue, a pressão arterial, tem leve efeito antibacteriano que previne infecções e ainda por cima dá mais sabor aos pratos. Estamos falando da cebola, indicada pela homeopatia em grande número de males dos aparelhos respiratórios e digestivo. De acordo com o livro "Hortaliças, valor nutritivo, medicinal e cromoterápico", a sopa de cebola reaviva o apetite e restaura as energias do estômago. O caldo de cebolas cozidas é um bom remédio para as cólicas do ventre e ela também limpa o aparelho digestivo.

Afirma-se que não há constipação intestinal que não ceda quando se comem cebolas assadas. Mas as suas propriedades não páram por aí: ela é um alimento de primeira ordem para os diabéticos, pois encerra a insulina vegetal.

Mas algumas dicas podem fazer você aproveitar ainda mais este ingrediente:

- Os óleos essenciais da cebola são voláteis, portanto, ao cozinhá-la, você anula seus efeitos. Experimente picá-la crua e acrescentar em seus pratos. Quanto mais ardida, melhor, isto é, quanto mais forte a cebola, maior é a quantidade de compostos sulforosos, que previnem a formação de coágulos.

- Não compre quando estiver mole ao apertar, com pontos negros (mofo), ou quando apresentar brotos verdes na parte de cima (indica que já perdeu o viço). Elas devem apresentar odor suave.

- Para a cebola frita ter um sabor adocicado, frite-as com azeite de oliva misturado com manteiga e açúcar.

- Para fazer saladas, prefira as cebolas roxas, que apresentam sabor bem suave.
- Para não chorar, corte a cebola embaixo de um fio de água na torneira ou, então, em uma bacia cheia de água. Outra opção é colocar a cebola no freezer por alguns instantes. Abra a janela para ventilar o ambiente e deixe para cortar por último a parte da raiz, local que mais concentra a substância que irrita os olhos.

- Para eliminar o cheiro de cebola das mãos, passe suco de limão e deixe secar. Em seguida, descasque as cebolas em água fria.

Sem comentários: