sábado, 5 de julho de 2008

Alimentos que estufam


Uma dieta com frituras, alimentos apimentados e embutidos pode resultar na sensação de abdômen estufado, por causa da fermentação. Itens como feijão e brócolis também podem produzir este efeito

Nutrólogos e nutricionista são muito procurados por causa de problemas digestivos, especialmente os que têm relação com o mau funcionamento intestinal. As causas são o fato de muitos abrirem mão de uma dieta funcionalmente adequada e optarem por ingerir frituras ou junkie-food, alimentos apimentados e embutidos em grande quantidade.

Um dos resultados é a sensação de abdômen estufado, por causa da fermentação. Alguns vegetais, que são bons nutrientes, como feijão, brócolis e pimentão também podem produzir este efeito. A digestão fica lenta, o abdômen distende e há grande produção de gases.

Algumas pessoas associam estes sintomas ao ganho de peso, o que segundo especialistas não é verdade. O que a maioria das pessoas não sabe é que esta situação, quando crônica, pode levar a sérias alterações da flora intestinal, e da absorção de toxinas através dos intestinos. Este processo se chama Disbiose, há uma grande mudança na proporção entre bactérias benéficas a nosso organismo e bactérias nocivas.

Este mal pode ser agravado pelo uso de antibióticos, estresse e pelo envelhecimento que modifica a capacidade de absorção de nutrientes.

Sem comentários: