quinta-feira, 17 de julho de 2008

Acarajé da Peruana


Ingredientes:
- 600 g de feijão fradinho
- sal a gosto
- 2 cebolas picadas
- azeite de dendê (o suficiente para fritar)

VATAPÁ

INGREDIENTES:
- 150 g de castanha de caju triturada
- 4 pães franceses amanhecidos ou meia fatia de pão de
fôrma
- 200 ml de leite de coco
- 3 a 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 cabeça de cebola
- 250 g de camarão seco e limpo

Modo de Preparo:
1º - Com auxílio de um moedor de cereais quebre o feijão fradinho ou coloque o feijão dentro de saco plástico coberto com um pano de prato e bata com auxílio de um batedor de carne, deixando o grão bem quebrado e não moído.

2º - Coloque o feijão quebrado numa vasilha grande e sob a água corrente lave-o até soltar toda a casca. Depois de lavado, coloque-o de molho numa vasilha com bastante água fria por 3 a 4 horas.

3º - Com as mãos, retire as cascas dos feijões. Transfira os feijões sem casca para um liquidificador (ou moinho especial ou processador) junto com sal a gosto e as cebolas picadas e bata
até formar uma massa branca e espessa.

4º - Numa frigideira ou tacho aqueça bem o azeite de dendê (quantidade suficiente para fritar e deixar os bolinhos submersos). DICA: coloque a cabeça de alho inteira no azeite de dendê para que não queime na hora da fritura.

5º - Com o auxílio de uma colher de pau e de uma colher de sopa, pegue uma porção da massa e coloque colheradas desta massa no azeite de dendê fervente. Deixe-os fritando até ficarem com uma cor avermelhada por fora e claro por dentro. DICA: vire os acarajés uma única vez.

6º - Coloque os acarajés fritos sobre uma grade para que escorram, parta-os ao meio e recheie-os com vatapá.

VATAPÁ

1º - Num liquidificador bata a castanha de caju triturada com os pães franceses amanhecidos ou meia fatia de pão de fôrma, o leite de coco, o azeite de dendê, a cabeça de cebola e o camarão seco e limpo.

2º - Transfira para uma panela em fogo médio e cozinhe por 15 minutos.

3º - Recheie os acarajés

Sem comentários: